Evento que celebra a padroeira da cidade, o Círio de Nossa Senhora da Conceição foi reconhecido como Patrimônio Cultural de natureza material e imaterial do estado do Pará, o que ressalta seu valor histórico e sua presença constitutiva na identidade da sociedade santarena. Trata-se da a maior expressão religiosa da cidade, mobilizando milhares de fiéis e devotos, que participam da procissão para agradecer graças alcançadas, cumprir promessas e renovar a fé e a esperança.
O Círio de Nossa Senhora da Conceição possui uma importância vital para Santarém, sendo a maior expressão religiosa da cidade e um pilar essencial da sua identidade cultural e social e está enraizado na história local desde a origem da missão jesuíta na aldeia dos índios Tapajós, em 1661.
O Colégio Dom Amando, unidade educacional mantida pela Congregação de Santa Cruz, honra sua tradição católica homenageando, com músicas de louvor e oração, Nossa Senhora da Conceição, quando da passagem da imagem em procissão, na frente ao Colégio.
A participação do CDA no evento completa-se com a distribuição de lanches e água aos romeiros e promesseiros que acompanham a procissão, unindo toda a comunidade escolar, sob a condução da equipe de Pastoral do Colégio.
Em suma, o Círio de Conceição vai além de uma simples procissão religiosa; é um fenômeno social e cultural que pulsa no coração de Santarém, moldando sua história e unindo seu povo em torno de valores compartilhados de fé, tradição e solidariedade.


