Missão

“A Congregação de Santa Cruz no Brasil, alicerçada em princípios éticos e cristãos, tem por missão promover a educação e formação integral da pessoa, por meio da produçãoo e difusão do conhecimento e da cultura, à luz do Evangelho, e por ações sociais que ajudem a construir um mundo mais justo, fraterno e sustentável, em comunhão com a Igreja local, num contexto de pluralidade.”

O foco na educação, assumida como obra diante de um chamado especial de Deus – e que por Ele deve ser iluminada – marca a missão da Congregação de Santa Cruz.

Assim como indicou Padre Moreau, a missão tem como prioridade a educação integral. Nela, se anuncia o compromisso com a qualidade, não apenas em relação à produção e apropriação de conhecimentos acadêmicos, mas também em relação aos valores humanos e cristãos que lhes dão sentido verdadeiro.

Em Carta Circular 36 (1849), escreveu Moreau: (…) “Mesmo baseando nossa filosofia na fé, ninguém precisa temer que confinaremos nosso ensino dentro de limites estreitos e não científicos. Aceitaremos as descobertas da ciência sem preconceito e de uma forma adaptada às necessidades de nosso tempo. ” Assim, não é demais enfatizar: (…) “ a mente não será cultivada em detrimento do coração”.

Visão

“Ser referência como instituição de educação e evangelização, alicerçada em princípios éticos e cristãos, primando pela formação integral de mentes e corações.”

A visão mostrada acima aponta para o resgate do passado – por via dos ensinamentos de Padre Moreau – e também para o presente, por meio dos mesmos ensinamentos e em cuja atualidade nos inspiramos, bem como para a projeção do futuro, visto que almejamos a perenidade da Congregação de Santa Cruz.

Por isso, trazemos à luz algo do pensamento de Padre Moreau, com recorte determinado na reflexão sobre a visão. Pronunciou-se Padre Moreau: “Não queremos que nossos alunos ignorem algo que devam saber. (…) Sempre colocaremos educação e instrução lado a lado: a mente não será desenvolvida em detrimento do coração (…). Enquanto preparamos cidadãos úteis para a sociedade, faremos também todo o possível para preparar cidadãos para a vida eterna.”

É nesse contexto de determinação diante da tradição, da realidade de hoje e do almejado para o futuro que se enuncia a visão institucional.

Valores e Princípios

  • Zelo
  • Esperança na Cruz
  • Pertença
  • Alegria
  • Espírito de Família
  • Competência para ver e coragem para agir
  • Internacionalidade
  • Valores compartilhados – Religiosos e Leigos
  • Opção pelos pobres
  • Educadores na Fé
  • Caridade
  • Igualdade entre todos que laboram na CSC

A declaração desses princípios fundantes da ação dos educadores de Santa Cruz somente ganha sentido quando as pessoas envolvidas, educadores colaboradores de Santa Cruz, assumem e fazem acontecer, com responsabilidade, em comunhão e plena participação, a missão educativa pensada e idealizada por Padre Moreau.

Propósito

“Promoção dos valores e Conselhos evangélicos na práxis humana, qualificando-a em vista da edificação do Reino de Deus.”

Com esse propósito, reafirmamos que a educação acontece no hoje da História e a projeta, pela práxis educativa, no contínuo revisitar os valores do Evangelho e de Santa Cruz, para responder aos desafios de cada tempo.

Já em Pedagogia Cristã, Padre Moreau mostra-se convicto de que a educação é obra de Deus ou “obra de ressureição”, para a qual convoca os educadores a trabalharem com empenho inigualável, construindo e engrandecendo, qualitativamente, os tempos de hoje e os que hão de vir.

Carisma

“O carisma de Santa Cruz, uma espiritualidade, uma missão, um projeto de vida comunitária.”

O “Carisma” é um dom do Espírito, concedido às pessoas ou comunidades em vista do bem comum e da edificação da Igreja. Esse dom depende também de uma percepção própria da figura de Jesus e de uma visão do Evangelho a partir de um ângulo particular, que leva à mobilização geral e pode fecundar.

O “Carisma” é então uma força inspiradora, um dinamismo de compromisso e uma capacidade de realizar ações concretamente.

O Carisma da Congregação enraíza-se na espiritualidade, manifesta-se nas missões e inspira-se em projetos de vida comunitária. Ele é, portanto, composto de pelo menos três elementos:

  • uma espiritualidade e, de modo particular, uma percepção especial do mistério de Jesus Cristo;
  • uma missão, isto é, eixos de apostolado;
  • um projeto de vida comunitária, ou seja, um estilo original de comunidade.

Assim, a orientação espiritual e apostólica é recebida do fundador da Congregação e comunica-se aos membros, inspirando a continuidade e o desenvolvimento das suas obras.

O Carisma dos Religiosos de Santa Cruz é o de renovar a fé cristã, regenerar a sociedade e apressar a chegada de tempos melhores, em resposta às necessidades urgentes da Igreja e da sociedade. Esse Carisma, que é uma força de convicção mobilizadora e eficaz, é buscado na percepção de Jesus Salvador e Libertador e, também, na visão do Evangelho, que leva a humanidade à realização.