Nota de Falecimento: Pe. José Amaral de Almeida Prado

É com profunda tristeza que a Congregação de Santa Cruz comunica o falecimento do Padre José Amaral de Almeida Prado, aos 91 anos, ocorrido hoje (13). Primeiro padre brasileiro da Congregação de Santa Cruz, Pe. José contemplou o Colégio Santa Cruz e seus funcionários com sua amorosa companhia e seu dedicado trabalho desde 1954, apenas dois anos após a fundação da instituição pelos padres canadenses.

Pe. José foi professor de Latim, Português e Religião entre 1955 e 1963 do Curso Ginasial, assumindo em seguida a função de diretor do curso até 1968. Presente na vida do Colégio, ele continuou seus estudos, doutorando-se na Universidade de São Paulo (USP) e lecionando na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Chegou ao cargo de superior do Distrito da Congregação de Santa Cruz no Brasil entre 1980 e 1986 e, posteriormente, no período de 1994 a 1999. Era membro do Conselho de Administração do Colégio Santa Cruz desde 1995, exercendo a presidência do conselho por mais de 10 anos.

Retornou ao Colégio Santa Cruz em 2000 como parte da equipe pastoral e, em 2010, tornou-se orientador espiritual do Colégio, desempenhando importante papel na vida de alunos, familiares e educadores de todos os setores. Em 2014, a escola eternizou o reconhecimento de sua trajetória batizando o novo prédio do Ensino Fundamental 2 com seu nome. Hoje, o local é conhecido como Pavilhão Padre José Amaral de Almeida Prado.

Recentemente declarou que estes últimos anos trabalhando no Colégio Santa Cruz foram os mais felizes de sua vida, pois amava andar pela escola, onde era sempre abordado por educadores e estudantes que queriam conversar ou desfrutar alguns minutos de convivência com ele.

A Congregação de Santa Cruz presta condolências aos familiares, amigos e comunidade do Pe. José. Homem de graça e espiritualidade imensuráveis, Pe. José estará para sempre marcado na história da Congregação e do Colégio Santa Cruz por seu árduo e dedicado trabalho, e no coração de todos aqueles que partilharam momentos ao seu lado.

Comunicação

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *