Colégio Notre Dame inicia comemorações de 60 anos

Cerimônia no Colégio marca a abertura das celebrações

 

O Colégio Notre Dame Campinas, que tem como mantenedora a Congregação de Santa Cruz, celebra, em 2021, 60 anos de história. Em meio a uma trajetória de vitórias e desafios, o colégio deu início, na última quinta-feira, dia 5 de agosto, às comemorações especiais pela data, contando com a presença de autoridades da Congregação e do Colégio na cerimônia de abertura.

Para contar essa história, é preciso fazer uma breve viagem no tempo em direção a 1961, quando os Irmãos da Congregação de Santa Cruz, já estabelecidos no Brasil há 10 anos, decidiram expandir sua obra educacional pelo país. A missão de encontrar um local para a instalação de um novo colégio da Congregação ficou a cargo do Irmão Paulo Schaefer, que vislumbrou em Campinas um grande potencial de crescimento.

 Após a escolha, Paulo Schaefer se uniu a diversas famílias da região em busca da doação de um terreno para a construção do colégio, o que se deu graças a Maria Amélia Bueno Vidigal, que doou uma área de 68.740m². A cerimônia para o lançamento da pedra fundamental do Ginásio Notre Dame Campinas aconteceu em 11 de dezembro de 1960.

As construções começaram no ano seguinte, em 1961, e as primeiras aulas da instituição foram ministradas em um sobrado alugado no distrito de Sousas. Em 1962, três dos prédios da instituição já estavam prontos e a escola passou a funcionar no local definitivo. A cerimônia oficial de abertura do campus ocorreu em 1° de maio do mesmo ano e contou com a presença de padres da Congregação de Santa Cruz e da igreja local, benfeitores e famílias da região, além de professores e alunos.

Assim iniciou-se a construção de uma importante história para a educação brasileira, edificada em conjunto por seu corpo estudantil, famílias e comunidade campineira, que tão bem acolhe a instituição desde sua fundação.

Este ano, para comemorar um marco tão importante na história da Congregação de Santa Cruz e do Colégio, uma série de ações foi especialmente preparada para a ocasião, sempre seguindo rigidamente todos os protocolos de segurança e higiene impostos pelas autoridades municipais e estaduais de saúde em face à situação pandêmica que enfrentamos.

Na cerimônia de abertura das comemorações, em que estiveram presentes Irmão Ronaldo Almeida- Presidente da Congregação de Santa Cruz e Superior do Distrito Brasil, Irmão Edson da Silva Pereira- Coordenador Geral da Pastoral da Congregação e do Notre Dame, Márcia Savioli- Coordenadora Geral Educacional da Congregação e Lorenço Jungklaus- Diretor do Colégio, houve o descerramento da placa comemorativa e entrega de troféus comemorativos para os funcionários mais antigos da casa.

Foram, também, abertas, no campus, exposições que remontam a grandes momentos da trajetória do Colégio Notre Dame Campinas. São 4 exposições: “Ontem, Hoje e Amanhã”, localizada na Praça Central; “Personalidades”, na Praça São José; “Memórias”, na Árvore Branca do E.M.; e “60 Curiosidades Sobre Nós”, no Hall do EF1. As instalações estão disponíveis para visitação de alunos e professores.

Parabéns, Colégio Notre Dame!

Comunicação

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *