Colégio Notre Dame: Processo seletivo para concessão de bolsas de estudo/2022

Instituição de ensino disponibiliza vagas com bolsas parciais (Ensino Médio e Ensino Fundamental) e integrais (Cursos Técnicos)

Sendo a Congregação de Santa Cruz, mantenedora do Colégio Notre Dame, em Campinas, uma associação civil de natureza confessional, beneficente e filantrópica, sem fins lucrativos e de caráter educacional,  são oferecidas, anualmente, bolsas de estudo destinadas a alunos em situação de vulnerabilidade social. Para as turmas de 2022, a instituição oferece bolsas de 50% para as modalidades de educação básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio) e integrais para cursos técnicos de Administração, Logística, Qualidade e Informática.

A equipe de Serviço Social do Colégio Notre Dame busca atender famílias em situação de vulnerabilidade social com renda per capita de até 3 salários mínimos. Para ingressar no programa de bolsas, os interessados precisam se inscrever no processo seletivo, que consiste em cinco etapas: inscrição; avaliação acadêmica; avaliação socioeconômica; assinatura da declaração de compromisso para concessão de 50% ou gratuidade; e, por fim, a matrícula. Os estágios de avaliação acadêmica e socioeconômica são classificatórios.

Para os cursos de educação básica, a avaliação acadêmica se dá de duas formas: alunos 1° e 2° ano do Ensino Fundamental realizam atividades presenciais no Colégio, que serão avaliadas com notas de 0 a 10, enquanto os candidatos a vagas a partir do 3° ano têm a avaliação realizada com base no histórico escolar do ano de 2020. Para ambos os casos, a média geral exigida para aprovação, obtida por meio dos instrumentos de avaliação previstos, deve ser superior a 6,0.

Já nos cursos técnicos, a avaliação se dá por meio de uma prova, que pode ser realizada presencialmente ou a distância. A avaliação é constituída de vinte questões de múltipla escolha, sendo 10 delas referentes a Leitura e Interpretação de Textos e 10, a Raciocínio Lógico Matemática. As provas são aplicadas em conjunto com tempo máximo de 80 minutos. É aprovado na avaliação o aluno que obtiver, no mínimo, 10 acertos (50%) e não tenha zerado nenhuma das provas.

Deve-se destacar que a aprovação na avaliação acadêmica (em qualquer dos casos) não é garantia de obtenção de bolsas, mas, sim, apenas uma das etapas do processo seletivo.

A avaliação socioeconômica tem participação restrita aos candidatos provenientes de famílias com renda per capita de 1,5 a 3 salários mínimos para o ensino básico, e de 1 a 3 salários mínimos para cursos técnicos. Os candidatos a serem beneficiados serão escolhidos pelo perfil socioeconômico devidamente comprovado por meio de documentos apresentados no ato da avaliação.

As inscrições para o processo seletivo, tanto para Ensino Fundamental e Ensino Médio, quanto para os Cursos Técnicos, devem ser feitas pelo link: https://www.notredamecampinas.com.br/bolsa-social/.

Confira as especificações dos processos seletivos pelos editais:

Ensino Básico: https://www.notredamecampinas.com.br/wp-content/uploads/2021/08/edital_regular_2022.pdf;

Cursos Técnicos: https://www.notredamecampinas.com.br/wp-content/uploads/2021/08/edital_tecnico_2022.pdf.

Comunicação

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *