Aluno do Colégio Santa Cruz ganha medalha na Olimpíada de Química do Estado de São Paulo

Fernando Crestana Machado segurando sua medalha. Reprodução: Colégio Santa Cruz

Fernando Crestana Machado, aluno do 3° ano do Ensino Médio do Colégio Santa Cruz, que tem como mantenedora a Congregação de Santa Cruz, foi premiado com medalha de prata na Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP-2021). O aluno foi incentivado pela professora de química da unidade, Vera Lúcia Mitiko Aoki, e por Tarcísio Dias, estagiário de química.

Na primeira fase da competição, Fernando produziu uma redação com o tema “Química e os Oceanos”, na qual focalizou, por meio de um recorte especial, a emissão de microplásticos no oceano, propondo sua retirada pela utilização de nanopartículas magnéticas. Orgulhosa, a professora Mitiko descreve o texto do aluno como “brilhante”. Aprovado nessa primeira fase, Fernando dedicou-se aos extensos estudos para a prova. O resultado do esforço veio com a premiação, ocorrida em cerimônia remota devido à pandemia.

Em agradecimento aos seus grandes apoiadores no colégio, Mitiko e Tarcísio, Fernando destacou a beleza da jornada até o destino final. “Independentemente da medalha, o que me encanta é o processo. Claro que o resultado final deixa o romance mais doce, mas só a medalha não basta. O final só faz sentido com um percurso à altura”, afirmou. “Sei que não sou o químico mais brilhante, mas acredito que sou um dos mais entusiasmados”, concluiu Fernando Crestana Machado, o orgulho medalhista.

Comunicação

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *