Colégio Notre Dame dá dicas sobre como estimular a criatividade nas crianças

Colégio traz alguns passos para estimular o exercício diário da criatividade


Reprodução: Colégio Notre Dame

A criatividade é uma capacidade humana de grande valor universal. No entanto, convencionou-se, ao longo do tempo, que a criatividade seria como um dom (algo com que você nasce) e não uma habilidade que se pode desenvolver.  Hoje se sabe que a criatividade não é fruto de um processo caótico, mas sim de um processo racional: qualquer pessoa pode ser criativa se submetida aos estímulos corretos.

Pensando nisso, o Colégio Notre Dame Campinas, que tem como mantenedora a Congregação de Santa Cruz, preparou algumas dicas para despertar o potencial criativo de seus estudantes, desde a infância. Esses estímulos são importantes para o desenvolvimento e a construção do processo criativo do indivíduo que o acompanhará durante toda a vida! São passos simples, mas que farão toda a diferença. Confira algumas dicas:

1) Use desafios

Uma das características mais importantes da criatividade é a sua contribuição para a resolução de problemas. Um adulto criativo é alguém que possui recursos para se reinventar diante das adversidades e esse é um hábito que precisa ser estimulado desde a infância.

As brincadeiras do dia a dia das crianças são repletas de desafios, por isso é importante permitir que elas se esforcem para concluir suas atividades, entendendo que cada uma tem seu tempo e sua maneira de lidar com os desafios. É importante dar espaço, apoio, mas não para resolver o desafio. Vale também diversificar as atividades com o intuito de estimular novas formas de busca e de explorar possibilidades alternativas.

2) Promova um ambiente estimulante

Criar um ambiente com diversos recursos que estimulem a imaginação e as fantasias da infância é uma ótima forma de contribuir para que a criatividade da criança floresça. Apostar em um ambiente lúdico com brinquedos, jogos educativos, livros e música possibilitará a fluidez do corpo e também das ideias.

3) Incentive a arte de perguntar

A capacidade criativa também se expande por meio das perguntas. Por isso, é muito importante encorajar as crianças a questionarem e pensarem de maneira independente e flexível, reconhecendo e valorizando suas ideias e expressões criativas, ajudando-as a trilhar o caminho para a aprendizagem de coisas novas.

Para continuar por dentro das dicas e notícias do Notre Dame, acesse:

https://www.notredamecampinas.com.br/blog/

Comunicação

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *