Colégio Notre Dame desenvolve projeto social-educativo com alunos

O projeto busca acolher crianças e pré-adolescentes venezuelanos refugiados em Roraima


Reprodução: Colégio Notre Dame Campinas

Via: https://www.notredamecampinas.com.br/projeto-social-educativo/

Alunos dos 6º, 7º e 8ºs anos do Colégio Notre Dame, em Campinas, mantido pela Congregação de Santa Cruz, foram convidados para uma discussão muito importante: como podemos acolher pessoas que migram para o nosso país em busca de um futuro melhor? Tendo essa pergunta como base, o projeto “Mi Casa, Tu Casa, Minha Casa, Sua Casa” buscam engajar estudantes no acolhimento de venezuelanos que vêm para o Brasil em busca de condições melhores de vida.

Por meio de doação de livros do universo infanto-juvenil, em espanhol ou português- devidamente acompanhados de pequenas dedicatórias- e da troca de cartas, as professoras Maria Riera (Espanhol), Marina Piccolo e Fabiana Anjo (Redação) buscam envolver os alunos em projeto de atenção e cuidado com crianças e pré-adolescentes venezuelanos que hoje vivem em Roraima.

Estudantes de outras turmas também foram convidados a participar por meio da doação de livros com dedicatórias. As doações devem ser depositadas na Caixa Azul, localizada em frente à Monitoria do Fundamental 2 do colégio.

O projeto é fruto de uma parceria entre o Jornal Joca e a ACNUR, a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) ligada às questões de refugiados, e deixou todos os participantes muito empolgados. Os alunos envolvidos terão, assim, a oportunidade de refletir sobre uma grave questão humanitária e, com pensamento crítico e generoso, acolher e levar alguma alegria para tantas crianças e jovens como eles.

Por meio de contos, histórias e relatos, o projeto implementado pelo Colégio Notre Dame traz a questão dos refugiados para o foco dos holofotes e dá a ela a centralidade merecida, por meio de ações que reforçam a missão de Santa Cruz: educar corações e mentes.

Comunicação

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *