28/04 Dia da Educação: a edificação de uma sociedade melhor

Educar é a arte de transformar seres humanos; é ensinar sobre empatia, compaixão e edificar uma sociedade mais justa e honesta por meio de ensinamentos – sejam eles acadêmicos ou não. Educadores e educandos criam laços que transcendem fases da vida, e se tornam aliados durante toda a sua trajetória: um deles responsável por transmitir lições e encorajar, e o outro, responsável por tornar essas lições modelos que o levem até os seus maiores destinos.  No processo, no entanto, essas responsabilidades convergem: educadores e educandos são construtores complementares de um único percurso.

Hoje, dia 28 de abril,  comemora-se o Dia da Educação, data dedicada a celebração dos feitos da educação, seus instrumentos, conquistas e, principalmente, uma data para reconhecer o trabalho das partes atuantes deste segmento fundamental para todos. Para a Congregação de Santa Cruz, o Dia da Educação marca a comemoração de um de seus pilares estruturais de sua Missão, propostos pelo Pe. Basílio Moreau na criação da Congregação de Santa Cruz, em 1857.

Moreau fundou a Congregação de Santa Cruz para ajudar a formar e fazer verdadeira a presença de Cristo no mundo, através de obras apostólicas de educação e pregação. O hoje beato acreditava que, ao se fomentar a educação, estimulava-se também a consciência cristã e a busca por novos conhecimentos, que levam os seres humanos a uma vida mais completa, de união e fé.

Hoje, a Congregação de Santa Cruz é mantenedora de 3 colégios cristãos em todo o Brasil: Colégio Dom Amando, em Santarém (PA); Colégio Notre Dame, em Campinas (SP); e Colégio Santa Cruz, em São Paulo (SP). As instituições de ensino mantidas pela CSC preocupam-se em elevar o nível da educação, incentivando que seus alunos cresçam acadêmica e pessoalmente, promovendo inovação e caridade nas comunidades nas quais estão inseridas. Como resultado, todas as escolas empenham-se em incentivar ações sociais para os membros pouco favorecidos de suas comunidades, como bolsas de estudo e projetos que visam a oferecer auxílio aos mais necessitados. 

Também em suas unidades sociais a Congregação de Santa Cruz promove a educação, em seu sentido mais amplo, o da transformação da pessoa para o bem-comum. Como disse o Pe. Basílio Moreau: “enquanto preparamos cidadãos úteis para a sociedade, faremos também todo o possível para preparar cidadãos para a vida eterna”.  Moreau acreditava que a educação, para além de força transformadora de mente, é capaz de transformar mentes e corações.

Comunicação

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *