Holy Cross Institute realiza sua Convocação anual

Reprodução: Holy Cross Institute

Entre os dias 15​ e 18 de abril de 2021, educadores leigos e religiosos de Santa Cruz atuantes no Brasil juntaram-se a seus pares de muitos lugares do mundo, respondendo à Convocação -2021, promovida pelo Holy Cross Institute at St. Edward University (Austin, TX, USA).   

O evento, totalmente realizado em modalidade virtual, foi especialmente preparado para celebrar o 200º aniversário de fundação dos Irmãos de São José, hoje Irmãos de Santa Cruz, fazendo memória ao seu importante legado à Missão de Santa Cruz. Além dessa memorável celebração, uma vasta programação foi desenvolvida de modo a contribuir com o fortalecimento de nossa Missão – Congregação de Santa Cruz.  

Com mais de 700 inscritos, representando 10 países e 5 continentes, o evento foi aberto em 15 de abril, com um belíssimo momento de oração especialmente dedicado aos Irmãos de Santa Cruz, transmitido desde o jardim da St. Edward’s University. Nesse momento de abertura, todos foram convidados a viver a experiência de aprofundamento do legado educacional de Santa Cruz.  

Nessa mesma noite e nos dias seguintes, várias foram as oportunidades de significativas reflexões conectando os participantes em torno de uma comunidade – a família Santa Cruz e um propósito- viver intensamente a Missão da Congregação, tendo Cristo como modelo, em favor do povo de Deus.  

Cientes das dificuldades e desafios que estamos vivendo, os palestrantes dinamizaram conteúdos relativos à Espiritualidade e Missão de Santa Cruz; Diversidade, Equidade e Inclusão; Catolicismo, Interculturalidade e Excelência, entre outros, trazendo palavras de esperança que tocaram sensivelmente os corações e mentes. Tais temas se desdobraram em aspectos do cotidiano do trabalho missionário, incluindo questões relativas à parceria entre religiosos e leigos, gestão de pessoas, atividades pedagógicas… 

Enriquecedores também foram os depoimentos de alunos e ex-alunos de escolas e universidades de Santa Cruz, que se manifestaram, sim, em agradecimento, mas se posicionaram desejosos de manter vínculos com a família Santa Cruz, compreendendo que o espírito que nos une ultrapassa limites institucionais, geográficos, temporais.  

Na cerimônia de encerramento, ao cair da tarde de 18 de abril, mais uma vez se referenciou o legado dos Irmãos de São José, fazendo tributo ao 200º aniversário de sua fundação.  Das mais diversas partes do mundo, pequenos vídeos trouxeram mensagens sobre o significado da presença e atuação dos Irmãos na vida de tantas pessoas e trouxeram a certeza de que a esperança é a verdadeira força da transformação. 

Comunicação

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *