25º Dia da Vida Consagrada é comemorado hoje

Celebração acontece no 24º ano da data, instituída em 1997


Banner Dia da Vida Consagrada 2021

A Igreja comemora hoje, dia 02 de fevereiro, o 25º Dia da Vida Consagrada, juntamente com a Festa de Apresentação do Senhor. A data foi criada neste mesmo dia em 1997, pelo então papa São João Paulo II, para celebrar aqueles que seguem o chamado em Cristo, e se prestam diante de Deus com total devoção para com o Pai.

Em sua mensagem na primeira celebração da data, o então pontífice traça um importante paralelo entre a apresentação de Jesus ao Tempo, feita por Maria e José, e a vocação específica que age na vida dos consagrados e consagradas. “O Dia da Vida consagrada será celebrado na festa em que se faz memória da apresentação que Maria e José fizeram de Jesus no Templo ‘para o apresentarem ao Senhor’ (Lc 2,22). Nesta cena evangélica, revela-se o mistério de Jesus, o consagrado do Pai, que veio ao mundo para cumprir fielmente a sua vontade (cf. Hb 10,5-7). Simeão o aponta como ‘Luz para iluminar as nações’ (Lc 2,32) e preanuncia, com palavra profética, a oferta suprema de Jesus ao Pai e a sua vitória final (cf. Lc 2,32-35). Assim, a Apresentação de Jesus no Templo constitui um eloquente ícone da total doação da própria vida, para todos os que foram chamados a reproduzir na Igreja e no mundo, mediante os conselhos evangélicos, ‘os traços característicos de Jesus virgem, pobre e obediente’ (Vita Consecrata, 1)”.

Ainda em sua mensagem, São João Paulo II faz também uma bela comparação entre Maria e a Igreja. “A Virgem Mãe, que leva o Filho ao Templo, para que seja oferecido ao Pai, exprime bem a figura da Igreja que continua a oferecer seus filhos e filhas ao Pai celeste, associando-os à única oblação de Cristo, causa e modelo de toda a consagração na Igreja”. Por fim, o papa faz votos de que o Dia da Vida Consagrada “produza frutos abundantes para a santidade e a missão da Igreja”, ajudando a fazer crescer na comunidade cristã a “estima pelas vocações de especial consagração, a fazer com que se torne sempre mais intensa a oração para obtê-las do Senhor, fazendo amadurecer nos jovens e nas famílias uma generosa disponibilidade para receber esse dom”.

Neste dia tão importante para a vida consagrada, todos os consagrados da Congregação de Santa Cruz renovam seu compromisso em ser “luz do mundo e sal da terra”; de trabalhar pela paz e pela fraternidade. A Congregação faz ainda votos para que a vocação à vida consagrada seja cada vez mais abundante no mundo e possa produzir frutos e bondade, justiça e solidariedade.

Comunicação

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *