Notre Dame é o colégio mais lembrado pelos campineiros

O Colégio, mantido pela Congregação de Santa Cruz, foi o mais lembrado no segmento de ensino fundamental na Pesquisa Marcas de Sucesso.

 

A Congregação de Santa Cruz celebra a recém-divulgada versão 2020 do Marcas de Sucesso, levantamento realizado anualmente pelo Instituto de Pesquisas CW7, que destacou o Colégio Notre Dame, mantido pela Congregação, como o mais lembrado pelos campineiros no segmento de Ensino Fundamental.

Fundado em 1961 pelo irmão Paulo Schaefer CSC, o Notre Dame se destaca na Região Metropolitana de Campinas (RMC) pela tradição e excelência do ensino em todos os níveis. O colégio conta com dois mil alunos e também compreende duas unidades: O Notre Dame Júnior, destinado à educação de crianças a partir de 18 meses; e o Notre Dame Cecoia, unidade gratuita e destinada à Educação Infantil, Fundamental I e Ensino Técnico.

 

Ensino Fundamental I

Oferecido nos turnos manhã, tarde e integral, o Ensino Fundamental I tem como foco a aprendizagem de habilidade e competências nas áreas do conhecimento. Os alunos são estimulados por seus tutores a desenvolver a autoconfiança e a estabelecer rotinas estruturadas de estudo, com incentivo à lição de casa e a introdução de provas entre os instrumentos de avaliação de seu desempenho escolar.

Os estudantes também aprendem noções de cidadania e de respeito ao próximo. “Este processo é acompanhado intensamente pela escola, levando o aluno a refletir permanentemente sobre seus sentimentos e atitudes, com fundamento nos princípios e valores da Educação de Santa Cruz, por meio dos quais pretendemos formá-los”, explica Simone Sazuki, coordenadora do Ensino Fundamental I.

Ensino Fundamental II

Já o Ensino fundamental II é oferecido nos turnos da manhã e tarde até o 8º ano e no turno da manhã no 9º ano. Todos os alunos têm um dia por semana em período integral. As aulas são ministradas por professores especialistas e têm duração de uma hora. Para que a transição ocorra de maneira tranquila, os educadores investem em orientação coletivas e individualizadas, visando à organização da rotina dos alunos.

Nessa fase, os estudantes ainda são estimulados a desenvolver a capacidade de argumentação e o raciocínio analítico, por meio da leitura e interpretação de textos. O colégio também busca ampliar o universo cultural dos jovens com conhecimentos sólidos em inglês e espanhol. “Temos o compromisso pedagógico de promover um ensino de excelência aliado ao desenvolvimento de uma grande multiplicidade de talentos dos nossos alunos, ofertando cursos que extrapolam o currículo obrigatório”, disse Juliana Nogueira, coordenadora do Ensino Fundamental II.

Juliana também citou a importância das atividades extracurriculares e das avaliações externas de aprendizagem como fatores fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes. “Os alunos realizam duas avaliações externas por ano, baseadas nas habilidades desenvolvidas em cada série. O objetivo dessa testagem é obter um feedback sobre a qualidade da formação acadêmica” frisou ela.

 

A Congregação de Santa Cruz parabeniza o Colégio Notre Dame, todo seu corpo docente e de funcionários pelo memorável trabalho desenvolvido. Sigamos em frente, educando mentes e corações!

 

Comunicação

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *