28 de Abril -Dia Mundial da Educação

Desde a data de encerramento do Fórum Mundial de Educação (em 2000, na cidade de Dakar, Senegal), o dia 28 de abril passou a fazer memória à educação, direito fundamental e inalienável do ser humano. Trata-se, neste dia, efetivamente, de fazer memória, ou seja, reafirmar princípios e compromissos que nos tornam, educadores que somos todos, partícipes de uma força social propulsora da libertação em favor da transformação do mundo em lugar do bem-estar comum e do exercício igualitário da cidadania para todos.

Em Santa Cruz, fazer memória é visitar o legado que nos deixou Pe. Basílio Moreau, que, desde os já distantes tempos da fundação da Congregação de Santa Cruz, pensou-a como uma organização religiosa cuja missão essencial se faz por meio da educação.

Moreau, educador à frente de seu tempo, empreendedor determinado, homem de fé e de esperança, vislumbrou um ideal construído sob inspiração divina, uma resposta a um chamado de Deus: o sonho de promovereducação integral, em que mente e coração estão em unicidade singular, para seu cultivo em perfeita e permanente união.

E o sonho de Moreau não conheceu fronteiras – deixou a França, onde foi concebido, para alcançar terras distantes: a Congregação de Santa Cruz ignorou barreiras e ultrapassou limites para realizar sua missão primeira: educar os homens para serem melhores não apenas para a vida eterna, mas também para este mundo, onde hão de se comprometer com a justiça, a solidariedade e a fraternidade universal. E, para assim educá-los havemos que ser educadores capazes de “desenvolver forte senso de respeito e cuidado, enfocando as necessidades individuais e, especialmente, promovendo a verdadeira inclusão de educandos de diferentes contextos sociais, religiosos e étnicos. Indo além, o educador de Santa Cruz, em sua atuação, reconhece, respeita e valoriza a diversidade cultural e a ela se integra, em inequívoca opção por um agir plural que enfatiza a educação para a cidadania e a justiça”.[1]


Neste tão peculiar 28 de abril, Dia Mundial da Educação, reunimo-nos em oração pela saúde da humanidade e agradecemos à família de Santa Cruz, uma família educadora. Na essência, nela nos irmanamos – leigos e religiosos – fiéis à grandiosa missão de educar.



[1] Educação de Santa Cruz em Movimento.

 

 


 

Ir. Ronaldo Almeida, CSC

 

Comunicação

1 Comment

  • Em nome do Ir. Ronaldo Almeida, saúdo aos demais irmãos membros da Congregação de Santa Cruz

    Quero aqui agradecer todo o apoio que recebo desta Congregação, tanto na forma profissional, mas também pessoal. Espero aqui retribuir comprometendo-me a fazer o melhor o que puder para a concretude da missão educacional de Santa Cruz.
    Contém com minhas orações!

    André Santos de Sousa
    Colégio Dom Amando

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *