Uma páscoa diferente para cuidar da vida!

Quem diria? A Páscoa neste ano de 2020 será diferente por causa do isolamento social para evitar a covid-19. O novo coronavírus alastra-se rapidamente no mundo inteiro. As Igrejas foram fechadas e estamos em confinamento em casa.  Por isso, não podemos participar de forma presencial das liturgias do Tríduo Pascal que recorda e atualiza a Instituição da Eucaristia, a Paixão e Ressurreição de Jesus.

De um momento para o outro, não estamos podemos contar com os espaços em nossas igrejas para celebrar e fazer encontros de pastorais. Paramos os modos e métodos de trabalhos pastorais aos quais estávamos acostumados. Para não perder o contato com os fiéis e com o povo em geral, usamos de modo ainda tímido as mídias sociais. A Igreja não pode parar, cada um de nós, devemos chegar as pessoas com uma mensagem de ânimo neste tempo de medo e angustia. Temos que ser portadores de esperança e de conforto espiritual. Não podemos deixar de levar a Palavra de Deus aos mais frágeis e vulneráveis. Eles não podem ser ignorados.

Chocolate, festa, feriado, esquece! O comércio fechado não está estimulando muito à venda de ovos de Páscoa. O interesse maior é a descoberta de uma vacina para a covid-19. Ou algum tratamento resolutivo com remédios.   O cuidado com a saúde é o tema de maior interesse no mundo inteiro. Na linha da Campanha da Fraternidade de 2020: a vida é um dom e compromisso de fraternidade. Cuidemos bem uns dos outros e sigamos as orientações da Organização Mundial de Saúde: “Fica em casa!”

Vamos celebrar a Páscoa em casa! A casa é o lugar do verdadeiro propósito da nossa comemoração! Celebre Jesus, ressuscitado! Celebre Jesus, o Cordeiro Pascal imolado! Precipitou a liberdade através de seu sangue e sua vitória na cruz. Glória a Deus, Cristo Ressuscitou, Aleluia! Páscoa é vida. Vida que vence a morte! Celebraremos a Páscoa em vários domingos onde as leituras mencionam claramente as aparições do Ressuscitado, como por exemplo, no evangelho de Emaús. “Ardia o nosso coração quando Jesus nos falava pelo caminho, nos explicava as Escrituras”, abençoou o pão, partiu e deu a eles (cf. Lc 24, 32).

Páscoa é partilha da palavra, do pão! Páscoa é vida nova! É cuidar da vida! Respeitar a natureza, cuidar da água, da saúde, dos alimentos… Preservar a vida dos agentes poluidores, da devastação das matas e da contaminação dos mananciais por resíduos industriais e agrotóxicos e por dejetos urbanos. Páscoa é vida na alegria de ver a felicidade e o sorriso das pessoas! Páscoa é amar a natureza e não deixar a terra gemer em dores de parto! Páscoa é cuidar-se! Cuidar também do outro para superar o sofrimento da doença e do preconceito.  Páscoa é mudar de vida, é deixar-se aproximar cada vez mais para perto de Deus.

Páscoa é o Cristo Ressuscitado!

Feliz Páscoa!

 


Pe. Laudeni Ramos Barbosa, CSC
Comunicação

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *