Congregação de Santa Cruz promove Campanha pela redução de descartáveis

Iniciativa movida pela Mantenedora substitui copos descartáveis por reutilizáveis dentro do ambiente de trabalho e deixará de gerar 54 kg de resíduos por ano.

A Congregação de Santa Cruz inicia nessa segunda-feira (3), um trabalho com seus colaboradores para a redução da utilização de copos descartáveis. A medida entra em concordância com uma postura global eminente, que busca reduzir drasticamente a quantidade de resíduos plásticos gerados em todo o mundo.

Os colaboradores receberam um kit com copos reutilizáveis para água e café junto de um manual informativo explicando a importância de sua utilização. A iniciativa substituirá os 30 mil copos descartáveis utilizados anualmente pela Mantenedora, deixando de gerar 54 kg de resíduo.

Os Descartáveis no mundo:

Uma das maiores preocupações com os descartáveis de plástico vem do fato de levarem em sua composição o poliestireno, substância derivada do petróleo, fonte não renovável de matéria-prima. Produtos fabricados com esse material não são biodegradáveis, o que faz com que seu tempo de decomposição no meio ambiente leve mais de 450 anos.

Estima-se que no Brasil sejam utilizados 720 milhões de copos descartáveis por dia, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE). A quantia corresponde a um total de 1500 toneladas de resíduo gerada diariamente – o equivalente a uma pilha de 54 mil Km.

Atualmente, o copo descartável é um dos resíduos menos reciclados, devido ao seu baixo valor de mercado (R$ 0,20 o quilo), o que o acaba levando para lixões, mares e rios. Para evitar que a quantidade continue aumentando no mundo, a União Europeia pretende acabar com o seu uso até 2021. A China reduzirá o consumo em 30% até 2025. E não distante, no Brasil, em São Paulo, uma lei sancionada no início do ano proibirá a distribuição de copos, pratos, talheres e afins descartáveis em estabelecimentos comerciais da capital.

Comunicação

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *